Recomendo

A história de Nicky Cruz é parecida com a de milhares de jovens e adolescentes que vivem nas grandes cidades espalhadas pelo mundo. Rejeitado pelos pais, carente de afeto e atenção, ele fez das ruas o seu lar, dos amigos, a sua família. E acabou vivendo em um território sem lei, onde os fortes subjugam os fracos; onde não há espaço para os valores éticos e morais; onde tudo é conseguido na base da violência... Ainda que seja preciso matar.

Quando a liberdade escraviza

Liberdade é o desejo mais sincero do coração humano. Na busca desta conquista, o ser humano encontra caminhos que, muitas vezes, acabam escravizando suas vidas. Por exemplo: a busca pela liberdade financeira pode fazer o homem escravo do trabalho,

O que significa liberdade? Quando entendemos que "Liberdade é o direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem", vemos que liberdade é algo relativo.

O apóstolo Pedro em sua primeira carta 2.16 diz: "Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus", isto significando que a nossa liberdade deve estar submissa a Deus.

Quando alguém diz que é livre para fazer o que quiser, esta pessoa está presa a um conceito falso de liberdade pois ela não pode esquecer que quando a sua liberdade fere o direito de outra pessoa, ela não tem a liberdade para fazer o que pensava fazer.

Quando não associamos liberdade à submissão entramos pelo caminho da indisciplina e negligência.

Pense nisto: Quando um País é livre do domínio de outro País, isto não quer dizer que os seus cidadãos estão livres das leis, pelo contrário, agora estarão submissos ao novo governo que é estabelecido. Se antes serviam a um governo, agora passam a servir ao novo governo. Quando um filho sai de casa, ele pensa que está livre mas, na realidade ele vai ter que se submeter as leis que regularão a sua vida, seja no emprego, casamento ou sociedade.

Pode parecer que liberdade seja uma utopia mas, na realidade, é a maneira do homem usar o seu livre arbitrio para escolher a quem servir.

Diante deste desafio, nos resta saber a quem nos submetemos. Vale a pena observar o que diz Tiago em sua carta 1.25 "Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito".

Na realidade a liberdade que mais nos interessa é aquela que conduz a vida eterna, ou seja, sermos livres do pecado. Isto Jesus conquistou por nós na cruz confirmando as suas palavras quando disse:  "Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado, Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" - João 8.34,36.

Seja verdadeiramente livre e viva esta liberdade na plenitude que Deus deseja que voce viva.

“Descobrimos a liberdade quando encontramos a Deus,

e a perdemos quando dele nos desgarramos”